Conheça nossa história

Ao assumir o Supremo Malhete da Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará em junho de 1995, o Sereníssimo Grão-Mestre, Nathaniel Carneiro Neto, tinha um ambicioso projeto: deixar a nossa Potência Maçônica reconhecendo e praticando os três ritos mais reconhecidos mundialmente: Escocês Antigo e Aceito, York e Schröder.



A Grande Loja até então praticava exclusivamente o Rito Escocês Antigo e Aceito, apesar de reconhecer os outros dois.



Nessa época o regulamento da Grande Loja permitia aos seus obreiros pertencerem a mais de uma Loja em sua jurisdição, desde que as Oficinas trabalhassem em ritos diferentes. Essa prerrogativa tinha por objetivo estimular a criação de Lojas para trabalharem nos ritos York e Schröder. Os obreiros que pertencessem aos quadros de duas Lojas de ritos diferentes tinham dupla filiação. Os que pertencessem aos quadros de três Lojas que trabalhassem em ritos diferentes tinham direito a tripla filiação.



Sem muita dificuldade, o nosso Grão-Mestre conseguiu reunir um grupo de Irmãos a quem confiou a missão de fundar a primeira Loja que adotaria em seus trabalhos o Rito York, na nossa Jurisdição.



Restava agora a parte mais difícil, que era organizar um grupo para fundar a Loja para trabalhar no Rito Schröder. Tomando conhecimento de que o Irmão José Vilson de Oliveira, do quadro da Loja Henrique Ellery Nº 52, tinha conhecimento desse Rito e que inclusive havia fundado uma Loja que adotou o Rito Schröder, no Oriente de Castanhal, Estado do Pará, o Irmão Neto o convidou a aceitar essa missão. O Irmão Vilson aceitou o desafio e logo passou a trabalhar na formação do grupo de Obreiros necessários para fundar a nova Oficina.



Não foi tarefa simples. O desconhecimento do Rito Schröder não despertou interesse nos Irmãos, até então acostumados com a prática do Rito Escocês Antigo e Aceito.



Houve, no entanto, alguns Irmãos que acreditaram na ideia e contribuíram de forma decisiva para formação do grupo que se incumbiria de fundar a nova Loja. Entre esses abnegados maçons, destacamos a atuação do Irmão Antonio Ailton Gomes Santos, que convidou para compor o quadro da Loja os Irmãos Alcides Araujo Bezerra e Gumercindo Ramalho Gondim, que aceitaram o convite.



Apesar do progresso já alcançado para formação do grupo, havia ainda a necessidade de mais pessoas para fortalecê-lo. Graças ao empenho do Irmão Ailton, o grupo aos poucos foi sendo reforçado com a adesão de mais Irmãos, até que atingiu o número ideal.



Assim no dia 19 de outubro de 1996, por volta das 15 horas, no Salão das Acácias, localizado na sede da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, situada na Avenida do Imperador nº 145, no Oriente de Fortaleza, Ceará, fundava-se a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Rei Salomão, que recebeu o número 113, primeira Loja a funcionar no Rito Schröder no Ceará.



A escolha do nome da nova Oficina foi uma homenagem prestada à Loja Rei Salomão Nº 52, do Oriente de Castanhal, Estado do Pará, que contribuiu com informações fundamentais sobre o Rito Schröder, rituais, monitor e doação do Tapete.



Os primeiros meses de funcionamento da nova Oficina não foram fáceis. Além das dificuldades que são normais após a fundação de uma Loja, os Irmãos tiveram que enfrentar um grande desafio: aprender e praticar em pouco tempo um rito totalmente desconhecido e muito diferente das práticas ritualísticas até então adotadas.



Foi nesse momento que a Loja contou com o estudo e o trabalho incansável do Irmão Alcides Araujo Bezerra, que logo compreendeu a grandeza da filosofia e beleza contidas na simplicidade do Rito Schröder. Nessa época, o Irmão Alcides escreveu um artigo sobre o Rito Schröder para publicação no Jornal MOSAICO, editado pela Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará.



Esse artigo chamou a atenção do Irmão Francisco das Chagas Cintra Austregésilo, que passou a visitar a Loja Rei Salomão e, após sentir a beleza e simplicidade do Rito, compartilhou estes sentimentos com muitos Irmãos, o que resultou na fundação de mais cinco Lojas do Rito Schröder na nossa Jurisdição.



E assim, sob as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Rei Salomão Nº 113 foi regularizada no dia 29 de junho de 1997 com o seguinte quadro de obreiros, a maioria oriundos da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Henrique Ellery Nº 52:



Alan de Menezes Meira



Alcides Araujo Bezerra



Alisio de Menezes Meira



Antonio Ailton Gomes Santos



Antonio Anísio Vieira Gondim



Antonio Augusto Gomes



Antonio Gildásio Holanda Silveira



Arnóbio Cândido de Almeida



Cordulino Morais Costa



Demétrio Luiz Dibe



Durval Lopes de Souza



Francisco de Assis da Costa



Francisco Mário Bernardo da Silva



Gumercindo Ramalho Gondim



João Jesuíno Teles



João Roque Iris Fonteles



José Vilson de Oliveira



Luciano José Moreira Alves



Luis Lopes Marçal



Nathaniel Carneiro Neto



Raimundo Valmério Costa



No dia 22 de novembro de 1997 a Loja Rei Salomão Nº 113, realizou a sua primeira Sessão Magna de Iniciação, o que foi um marco histórico não só para Oficina, mas para Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, por ser a primeira Iniciação Maçônica realizada no Rito Schröder na sua jurisdição. Nessa sessão foram iniciados os seguintes Irmãos:



Francisco Kleber de Andrade



José Rômulo Guimarães



Marcus Vinicius Amorim de Oliveira



Em janeiro do ano 2000, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Rei Salomão Nº 113 mudou sua sede para um imóvel de propriedade do Irmão Antonio Ailton Gomes Santos, localizado na Rua Augusto dos Anjos, 498 - bairro Parangaba, em Fortaleza. O objetivo da mudança foi proporcionar melhores condições para execução dos trabalhos ritualísticos da Loja, em um templo projetado para o Rito Schröder.



Posteriormente, no dia 15 de abril de 2004, a Loja Rei Salomão retornou ao Palácio Maçônico Professor Francisco Dias da Rocha, para desta vez construir, em conjunto com as outras Oficinas do Rito Schröder e em parceria com a Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, o templo definitivo projetado para funcionar no Rito Schröder. Esse templo recebeu o nome de Templo do Humanismo.



A construção do Templo do Humanismo fez parte de um grande projeto de expansão e reforma do Palácio Maçônico Professor Francisco Dias da Rocha. Esse projeto compreendeu a construção de três pavimentos no espaço destinado ao estacionamento, com entrada pela Rua Tristão Gonçalves. O térreo abrigando as secretarias, administração, biblioteca e salão das acácias da GLMECE. O primeiro pavimento destinado ao templo dos Graus Filosóficos do Rito Escocês Antigo e Aceito, o templo destinado às Lojas do Rito Schröder, cozinha e restaurante. O segundo piso, ao lado do Templo da Verdade, destinado ao salão de eventos da Grande Loja, cozinha e banheiros. O terceiro pavimento destinado a sala de estar, mirante, hotel de trânsito, câmaras de reflexão, templo destinado ao grau de Mestre Maçom e sala de secretaria.



O projeto foi concebido na gestão do Sereníssimo Grão-Mestre Nathaniel Carneiro Neto, iniciada a construção na gestão do Sereníssimo Grão-Mestre Etevaldo Barcelos Fontenele, tendo os trabalhos de construção adquirido plena força e vigor na gestão do Sereníssimo Grão-Mestre Silvio de Paiva Ribeiro e concluídos na gestão do Sereníssimo Grão-Mestre Narciso Dorta Ernandes Filho.



A Loja Rei Salomão teve participação na construção do Templo do Humanismo na pessoa do Irmão Alcides Araujo Bezerra, coordenador dos trabalhos.